No dia 19 de Outubro de 2011, foi inaugurado o 1º Observatório dos Direitos Humanos na escola secundária Reynaldo dos Santos em Vila Franca de Xira. Este projecto está integrado no programa Cidadãos do Mundo, um programa de educação para a cidadania global e os direitos humanos que tem vindo a ser implementado pela ADDHU em parceria com escolas da região de Lisboa.

Ao longo do ano escolar, os alunos que fazem parte deste Observatório vão se dedicar à pesquisa, investigação, estudo e denúncia de casos de violação de direitos humanos, não só a nível internacional como também a nível nacional. Os alunos vão, numa primeira fase, receber formação por parte da equipa da ADDHU, de modo a que se familiarizem com as técnicas e instrumentos de investigação e de denúncia de violações dos direitos humanos. O objectivo deste projecto é desenvolver um espírito de maior abertura, de tolerância e respeito pelas diferenças e pela dignidade humana, de solidariedade e cooperação, de maneira a mais tarde estes jovens se tornarem activos na luta contra a discriminação, a intolerância e a injustiça social.

A ADDHU agradece à Accenture pelo apoio dado a este programa e por acreditar na importância destes projectos de educação para o futuro da sociedade portuguesa.