Os alunos do segundo ano do curso de Gestão de Actividades Turísticas, do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, iniciaram no passado mês de Dezembro de 2011, no âmbito da unidade curricular de Gestão das Instituições Sociais e Culturais, uma campanha denominada “Vamos ajudar”, através da qual levaram a cabo uma recolha de material escolar que posteriormente foi entregue à ADDHU.




Este material escolar tem como finalidade ajudar a ADDHU a equipar a escola que improvisamos em Nairobi, e que tem permitido a alunos do bairro de lata do Soweto terem aulas de Língua Portuguesa, graças à colaboração dos nossos voluntários no Quénia. Estas aulas têm-se revelado um enorme sucesso, que fica patente não apenas no entusiasmo demonstrado pelas crianças nas aulas, mas também pela enorme procura que existe das mesmas, não chegando a haver, muitas vezes, infraestruturas suficientes para albergar a quantidade de alunos que procura estas aulas. As crianças do bairro de lata têm a plena consciência de que a Língua Portuguesa pode ser uma porta-aberta para terem um futuro mais risonho.

A campanha revelou-se um enorme sucesso, tendo sido entregues à nossa Associação, no passado dia 26 de Janeiro, aproximadamente 1000 livros escolares, 245 livros de literatura infantil, 120 cadernos, 70 brinquedos, 45 blocos de folhas, além de dezenas de capas, pastas, estojos escolares e mochilas.

Parte deste material já chegou ao seu destino no Quénia, enquanto que outra parte será levado pessoalmente pela equipa ADDHU no próximo dia 11 de Março e, algum material que não seja adequado às necessidades da Escola no Quénia, irá ser canalizado para outras instituições portuguesas que dele necessitem nos seus projectos.




Queremos agradecer ao Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, nomeadamente aos Serviços de Acção Social, à Biblioteca e ao Gabinete de Relações Internacionais daquela Instituição, pela enorme ajuda que nos deram. Agradecemos igualmente à Drª Isabel Ferreira e aos seus alunos, que não hesitaram em abraçar esta campanha e que a dinamizaram da melhor forma. E, como não poderia deixar de ser, queremos agradecer a todos aqueles que disponibilizaram material escolar que já não utilizavam e que, certamente, nos irá ajudar a fazer sorrir muitas crianças.