A equipa da ADDHU, composta pela Presidente da ADDHU (Laura Vasconcellos) e pela Coordenadora do Projecto Quénia (Carolina Vasconcellos), que agora se encontra permanentemente no terreno, realizou mais uma missão no Quénia entre os dias 10 de Julho e 5 de Agosto de 2012.

 

Para além do tão esperado reencontro com as crianças do Wanalea Children’s Home, foram também desenvolvidas outras actividades, nomeadamente distribuições de bens alimentares e de Dádivas de Esperança nos bairros de lata de Nairobi. Esta missão ao Quénia teve como principal objectivo a avaliação dos projectos da ADDHU no Quénia, nomeadamente o Centro de Acolhimento Wanalea e os programas de ajuda alimentar nos bairros de lata.


  

Durante esta missão ao Quénia, a equipa da ADDHU voltou a contar com a ajuda de diversos voluntários, nomeadamente a voluntária Barbara Pereira que se encontra no Quénia desde Abril de 2012 através do Serviço Voluntário Europeu.


I. Wanalea Children’s Home

Como já é habitual, a chegada da Mummy Laura foi um momento de grande emoção e alegria para as crianças do Centro Wanalea. Durante o tempo que passámos com elas, tivemos a oportunidade de avaliar os seus progressos e de verificar que todas se encontram bem e saudáveis. E continuam a brilhar nos exames da escola, o que nos deixa sempre cheios de orgulho!


  

No dia 29 de Julho, festejámos o aniversário do Cristiano, que fez 11 anos de idade. Com a ajuda dos voluntários, organizámos uma festa de aniversário onde estiveram presentes vários amigos da escola das crianças do Centro. Para além do lanche, foram organizadas diversas actividades como concursos de dança que encheram esta tarde especial de animação e divertimento.


  

As crianças entraram de férias no dia 2 de Agosto de 2012, após terem concluído os exames escolares com muito sucesso. No dia 22 de Agosto, a Anne, a menina mais velha do Centro, que se encontra já no último ano do ensino primário, viajou para Mombaça com os seus colegas de turma numa viagem de estudo organizada pela escola para os alunos que vão concluir este ano o ensino primário. Durante 6 dias, a Anne não só visitou os principais monumentos de Mombaça como o Forte Jesus, construído pelos portugueses em 1593, mas teve a oportunidade de ir à praia e de nadar no mar, algo que nunca tinha feito. A Anne regressou visivelmente feliz e entusiasmada com esta grande aventura que viveu com os seus colegas, afirmando, com um grande sorriso nos lábios, que nunca vai esquecer esta viagem a Mombaça.



 

II. Bairro de lata de Kitui Ndogo - Majengo

Uma vez que os parceiros da ADDHU no bairro de lata do Soweto conseguiram obter outras fontes de financiamento para os programas de ajuda alimentar implementados em parceria com a ADDHU durante os últimos 2 anos, tornando assim desnecessária a presença da ADDHU neste bairro de lata, a equipa da ADDHU decidiu transferir os seus programas de ajuda alimentar para o bairro de lata de Kitui Ndogo/Majengo, onde já trabalha há mais de 5 anos. A situação deste bairro de lata é extremamente complicada pois, para além dos elevados níveis de pobreza, existem também muitos problemas de insegurança e de criminalidade. A vida em Kitui Ndogo é especialmente difícil para os idosos que já não conseguem trabalhar, e que geralmente têm a seu cargo várias crianças, e para as jovens mães solteiras que, perante as elevadas taxas de desemprego, que neste bairro de lata ultrapassam os 50%, se vêm forçadas a recorrer à prostituição para assegurar a sobrevivência dos seus filhos.





A equipa da ADDHU deslocou-se várias vezes a este bairro de lata, onde trabalha em parceria com a organização queniana FOC, que dá apoio escolar e alimentar a cerca de 60 crianças. Entre estas 60 crianças, 6 são apoiadas pela ADDHU através do programa de apadrinhamento Wanalea. 

Durante as visitas realizadas, a equipa de ADDHU verificou que as crianças estão felizes, bem alimentadas e bem de saúde. Foram todas medidas e pesadas, e foi realizado o trabalho de monitorização que nos permitiu avaliar a situação e os progressos das crianças apadrinhadas. A equipa da ADDHU também entregou as cartas e prendas enviadas pelos padrinhos das crianças.


  

No dia 28 de Julho de 2012, demos inicio ao nosso programa de ajuda alimentar no bairro de lata de Kitui Ndogo com o registo de cerca de 175 famílias, a quem forma entregues cartões de identificação, seguido de uma distribuição de bens alimentares durante a qual foram entregues a estas famílias 360kg de feijão e 350kg de arroz. No dia 1 de Agosto de 2012, entregámos cerca de 60 litros de leite às crianças da Kitui Village Nursery School, um bem alimentar a que apenas têm acesso graças ao apoio da ADDHU.


  

A ADDHU passou também a financiar o programa alimentar escolar da FOC, que proporciona às 60 crianças da Kitui Village Nursery School 2 refeições diárias: pequeno-almoço e almoço. Este programa é de extrema importância pois, não só permite assegurar a sobrevivência destas crianças que não comem em casa, como também permite mantê-las na escola e garantir que têm os níveis de concentração necessários para uma boa aprendizagem e um bom aproveitamento escolar.


  

A equipa da ADDHU gostaria de agradecer a todos aqueles que têm acompanhado e apoiado a nossa missão no Quénia, nomeadamente aos padrinhos das nossas crianças do Centro de Acolhimento Wanalea. O vosso apoio e carinho têm sido fundamentais para atingir os objectos deste projecto: dar uma família e um futuro de esperança a estas crianças! Gostaríamos também de agradecer a todos aqueles que têm contribuído para o Programa Dádivas de Esperança e que têm ligado para o nosso número solidário – 760 300 130 – ajudando-nos a assegurar os programas de ajuda alimentar no bairro de lata de Kitui Ndogo/Majengo.


  

Obrigada por acreditarem que todos juntos podemos fazer a diferença!.

  

Asante sana!*

(*”Muito obrigada” em suaili, a língua oficial do Quénia)