Entre os dias 23 de Setembro e 5 de Outubro de 2012, a equipa da Eco Family realizou uma missão humanitária no Quénia, sob a coordenação e com o apoio da ADDHU.

 

 


A Eco Family é uma família global, multicultural, ecológica, solidária e empreendedora. Com a ajuda da Borboleta ADDHU, esta família, pretende sensibilizar a população jovem para a problemática do lixo e suas consequências para a saúde, um dos maiores problemas sentidos pelas crianças e jovens dos bairros de lata de Nairobi no Quénia. Paralelamente, pretende através de campanhas ajudar a ADDHU a manter no terreno o programa alimentar, garantindo, desta forma, que as crianças que frequentam as escolas do bairro de Majengo tenham pelo menos 1 refeição por dia.




A Eco Family tem um sonho: conhecer novos amigos em todas as partes do mundo para que todos juntos possamos melhorar um bocadinho o lugar onde as crianças de Majengo moram e o lugar onde NÓS moramos! Vamos ajudar a Borboleta ADDHU a voar mais alto!

O projecto Eco Family evidencia que é possível, com vontade e empenho, contribuir para a mudança! Este projecto resulta da vontade de pessoas, de diferentes zonas geográficas e idades, representando diferentes tipos de instituições (públicas, privadas e da economia social), todas elas empenhadas em ajudar uma causa: o trabalho que a Associação de Defesa dos Direitos Humanos (ADDHU) desenvolve já há alguns anos junto das crianças e jovens do bairro de lata do Soweto, no Quénia.

São, assim, Entidades Fundadoras e dinamizadoras deste do projecto Eco Family: 

  • ADDHU – Associação de Defesa dos Direitos Humanos (ONGD);
  • alunas do curso de Gestão de Actividades Turísticas da Escola Superior de Gestão, do Instituto Politécnico do Cávado e Ave (Eduarda Duarte, Raquel Costa, Tânia Oliveira, Sara Araújo, Marta Silva, Susana Dantas, Paula Rajabali), a docente Isabel Ferreira e a colaboradora para a área das relações internacionais, Susana Caravana; 
  • a Associação de Pais da Escola EB1 Pegada, Guimarães, através da sua responsável Isaura Freitas; 
  • Iva Ferreira, voluntária com formação em Desenvolvimento Sustentável, pela Universidade de Genéve, na Suiça; e, 
  • a empresa Sketchpixel, a empresa que "deu vida e cor" à Eco Family!!

Acreditamos que TODOS JUNTOS podemos MARCAR A DIFERENÇA, ajudando, por pouco que seja, a construir um "LUGAR MÁGICO ONDE AS FLORES QUANDO APARECEM ENCANTAM"!




Ao longo das duas semanas passadas no Quénia, a Eco Family desenvolveu as seguintes actividades:

  • Trabalhos de pintura no Centro de Acolhimento Wanalea
  • Trabalhos na horta do Centro Wanalea, nomeadamente a construção da “Cerca dos Sonhos”
  • Distribuição de alimentos e material escolar no bairro de lata de Majengo
  • Limpeza da cantina das crianças da escola pré-primária do bairro de lata de Kitui Ndogo – Majengo e sensibilização da comunidade local para a problemática do lixo e da higiene
  • Visita à comunidade rural de Kitutu em Kisii, onde participaram num workshop sobre direitos humanos e realizaram uma distribuição de pensos higiénicos e sapatos

A ADDHU agradece à Eco Family pela sua dedicação ao projecto Wanalea, e o carinho que demonstraram por estas crianças tão necessitadas, e também pelos momentos únicos que passámos juntos no terreno, mostrando que todos juntos podemos fazer a diferença!.




Asante sana!
Membros da Eco Family: Isabel, Isaura, Ana, Daniela, Joana, Lia, Miguel Mário, Olga, Raquel e Susana.