Quem somos
A ADDHU – Associação de Defesa dos Direitos Humanos – é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento, com estatuto internacional e sem ligações politicas e/ou religiosas. Desenvolvemos projectos de Educação para os Direitos Humanos, Cooperação para o Desenvolvimento e Ajuda Humanitária a nível nacional e internacional, nomeadamente no Quénia e no Nepal, onde prestamos assistência a crianças órfãs e vulneráveis, famílias e comunidades desfavorecidas que vivem em situação de pobreza extrema, melhorando as suas condições de vida e promovendo o seu desenvolvimento.
A ADDHU foi fundada em 2006 por Laura Vasconcellos, escritora e professora universitária, que após uma viagem à Birmânia decidiu responder ao apelo que lhe foi feito pela população local: “sê a nossa voz lá fora”.
Acreditamos que a cooperação para o desenvolvimento e a ajuda humanitária são o primeiro passo, essencial, na defesa dos direitos e da dignidade humana. Planeamos todas as nossas ações e intervenções não numa perspetiva meramente assistencialista, mas numa perspetiva de empowerment das populações a quem prestamos assistência, de modo a permitir o seu desenvolvimento duradouro e sustentável. Para isso, trabalhamos em estreita parceria com as comunidades que ajudamos, sempre atentos às suas necessidades, pois acreditamos que as melhores soluções residem nas pessoas e nas comunidades, e que este trabalho em parceria é fundamental para o sucesso dos nossos projetos e para criar soluções que permitam efetivamente uma mudança positiva e a longo prazo. Este trabalho em parceria permite-nos atingir o nosso principal objetivo: ensinar e dar a oportunidade às comunidades de serem auto-suficientes e de caminharem por si só.
A Nossa Missão
Dar assistência a crianças e famílias necessitadas, fomentar o desenvolvimento sustentável das comunidades que apoiamos, e promover a consciência da cidadania global no seio da população portuguesa, nomeadamente as camadas mais jovens.
A Nossa Visão
A nossa visão é a de um mundo em que todo o ser humano, independentemente de raça, de cor, de sexo, de língua, de religião, de opinião política ou outra, de origem nacional ou social, de fortuna, de nascimento ou de qualquer outra situação, goza plenamente os direitos consagrados na Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Os Nossos Valores
Transparência: Prestamos contas aos nossos membros, parceiros, doadores e público geral.
Responsabilidade: Os nossos projetos são economicamente viáveis e socialmente justos.
Justiça: Garantimos aos nossos beneficiários a proteção dos Direitos Humanos.
Independência Política e Religiosa: Atuamos com ou sem a simpatia e apoio de instituições políticas ou religiosas.
Solidariedade: Levamos a ajuda ao Nepal, ao Quénia, aos nossos imigrantes, aos portugueses, sem fronteiras.
Respeito pela Dignidade Humana e pelos Direitos Humanos: A nossa ação não tem barreiras discriminatórias, estendemos a mão a todos de igual forma.
O nosso compromisso
Assegurar que os fundos recebidos são devidamente aplicados nos Projetos e Atividades da ADDHU, segundo os valores pelos quais a nossa Ação se guia.
Planear todas as nossas ações no terreno não numa perspetiva meramente assistencialista, mas sim numa perspetiva de empowerment das populações locais, que promova o desenvolvimento sustentável das mesmas e que respeite os Objetivos do Milénio estabelecidos pela ONU.
A ADDHU foi reconhecida e encontra-se registada pelo Instituto Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, Ministério dos Negócios Estrangeiros, como ONGD e Instituição de Utilidade Pública, ao abrigo dos artigos 8º e 12º da Lei 66/98 de 14 de Outubro. A ADDHU faz parte da Plataforma Portuguesa das ONGD.
Ajude-nos a mudar o Mundo!
Divulgue as nossas Redes Sociais