Reintegração das crianças mais velhas do Centro de Acolhimento Wanalea: casos de sucesso
O Cristiano chegou ao Centro Wanalea em 2009. Tinha apenas 8 anos e era uma criança de rua, que tinha sido abandonada pela sua família. Apesar de uma vida já repleta de traumas e dificuldades difíceis de conceber para muitos de nós, o Cristiano sempre foi uma criança alegre, cheia de vida e de energia, um verdadeiro sobrevivente e um exemplo de resiliência e coragem. Com o apoio da Familia Wanalea, da ADDHU e dos seus padrinhos e madrinhas, o Cristiano, que tem agora XXX anos, conseguiu concluir o ensino secundário e concretizar o seu sonho de ser DJ. O Cristiano é hoje um jovem independente e autossuficiente, e um DJ de sucesso, com uma carreira bastante promissora.

O Cristiano não é o único caso de sucesso da Família Wanalea. A Daisy, que também cresceu no Centro Wanalea, acabou recentemente o seu curso de guia de turismo e está a fazer um estágio no parque nacional de Nairobi. A Susan, uma das primeiras crianças da Família Wanalea, terminou com sucesso o seu curso de cozinha e consegue agora sustentar-se sozinha e ainda ajudar a irmã que sofre de uma doença bastante incapacitante e não pode trabalhar. Também o Fred terminou o seu curso de cozinha no início do ano de 2022 e arranjou logo emprego num restaurante em Kisii, onde continua a trabalhar. É hoje, assim como todos os outros jovens que mencionámos, e que são apenas alguns dos exemplos que poderíamos dar aqui, autossuficiente e independente, e não passa dificuldades. Com a nossa ajuda, estes jovens foram os primeiros das suas famílias/comunidades a quebrar o ciclo de pobreza e estão todos de parabéns! Nós apenas lhes demos os instrumentos, mas o mérito é todo deles!

Neste momento, temos três jovens na universidade. A Soila acabou de entrar no curso de Gestão de Projeto na Cooperative University of Kenya, a Winnie está no segundo e último ano do curso de “Gestão de Negócios e Empreendedorismo” da Daystar University of Kenya, e a Bessy está no segundo ano do curso de direito da prestigiada universidade de Nairobi, onde é uma das melhores alunas da sua turma. Para além disso, durante as férias de verão, foi selecionada para realizar um estágio num verdadeiro escritório de advogados em Nairobi, e dá explicações a alunos do secundário para ter algum dinheiro extra para as suas despesas pessoais. Um verdadeiro exemplo de responsabilidade, motivação, maturidade e resiliência. Temos também uma outra jovem que cresceu no nosso centro, a Eufi, a terminar o seu curso de esteticista. Todas elas têm um futuro de esperança pela frente, e não temos dúvidas que vão ter sucesso nas suas carreiras, e na sua vida.
O nosso objetivo sempre foi dar a estas crianças as ferramentas que elas precisam para quebrarem o ciclo de pobreza e terem uma vida digna. Sentimos que temos conseguido atingir esse objetivo com o nosso programa de reintegração das crianças mais velhas, e com o apoio que lhes continuamos a dar após a sua saída do Centro Wanalea.
Claro que nada disto seria possível sem a ajuda dos padrinhos e madrinhas da Familia Wanalea e de todas as pessoas que, de uma forma ou outra, ajudaram estas crianças a terem acesso a estudos superiores e/ou profissionais. A todos el@, um enorme bem-haja! Vale a pena, não vale?
Para saber mais sobre e/ou participar no nosso programa de reintegração das crianças mais velhas e de apoio ao acesso ao ensino superior e/ou profissional, por favor consulte o nosso site – https://addhu.org/programa-de-bolsas-de-estudo/ – ou envie um email para carolina.vasconcellos@addhu.org.