Publicado a 27 de Maio de 2015
No âmbito do nosso programa “A Arte ao serviço dos Direitos Humanos”, a ADDHU tem o prazer de anunciar o primeiro concerto do segundo ciclo de concertos “Dar a Voz Pelos Direitos Humanos”, pelo pianista João Xavier, que irá realizar-se Domingo 5 de Julho, às 18h30, na Sala do Trono do Palácio Nacional de Queluz. Contamos consigo!
Na ADDHU, acreditamos que os artistas são os melhores embaixadores dos Direitos Humanos pelo mundo fora, e a arte uma linguagem universal capaz de transmitir de forma eficaz a nossa mensagem. Por isso criámos o programa “A Arte ao serviço dos Direitos Humanos” através do qual damos a conhecer o nosso trabalho e angariamos fundos para apoiar os nossos projetos. No quadro deste programa, já realizámos a encenação de uma peça de teatro da autoria da Laura Vasconcellos, Inocente Silêncio, várias exposições de fotografias e um ciclo de concertos “Dar a Voz pelos Direitos Humanos”. Face à necessidade de continuar a ajudar os nossos meninos do Centro de Acolhimento Wanalea assim como a nossa preocupação constante em “ser a voz” dos mais desfavorecidos, a ADDHU decidiu relançar o projeto de concertos de beneficência.
A fim de podermos continuar a dar educação de qualidade a todos os nossos meninos, permitindo-lhes assim ter um futuro melhor, todas as receitas deste primeiro concerto do 2º ciclo de concertos “Dar a Voz pelos Direitos Humanos” irão servir à criação de bolsas de estudo para as crianças que irão ingressar no ensino secundário em 2015-2016, em regime de internato. Estas bolsas irão cobrir as propinas, os livros escolares, os uniformes, a alimentação na escola assim como todos os gastos ligados à instalação das crianças no internato (camas e lençóis por exemplo, que são adquiridos pelos pais/tutores no sistema queniano, e todos os outros bens necessários à vida quotidiana das crianças no internato).
Este primeiro concerta será dado pelo jovem pianista João Xavier. João Xavier nasceu em 1993, em Lousada, e começou a estudar música no Conservatório do Vale do Sousa em 2003, com a professora Elisa Moutinho. Terminou, em 2011, o 8º grau no mesmo Conservatório, na classe da professora Luísa Ferreira, com classificação máxima. Prosseguiu os seus estudos na Escola superior de Música e Artes do Espetáculo, no Porto, com o pianista Pedro Burmester.
Atualmente, estuda no Conservatório ‘Tchaikovsky’ de Moscovo, com a pianista Eliso Virsaladze. Foi laureado em vários concursos, e obteve, em 2011 o 1º lugar no Prémio Jovens Músicos, na categoria de piano –nível superior; e em 2014 obteve o 3º prémio no Concurso Internacional de piano ‘Jaén’, em Espanha. Apresentou-se em concerto no Salão Nobre do Palácio da Bolsa; nos festivais ‘Dias da música’ e ‘1001 músicos’, no CCB; no Festival de Música da Póvoa de Varzim; no festival Musicatos, em S. João da Madeira; no Auditório do Centro Cultural de Vila Praia de Âncora, no Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, com a Orquestra Gulbenkian, sob a direção de Pedro Neves; na Sala Suggia, na Casa da Música; com a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, sob a direção de Nikolai Lalov, com a Orquestra Sinfónica do Porto –Casa da Música, sob a direção de Günter Neuhold, interpretando o Concerto para 4 pianos e orquestra de Bach; em Volgogrado e no Conservatório ‘Tchaikovsky’ de Moscovo.
Programa do Concerto:
Local e datas:
O concerto irá realizar-se no Domingo 5 de Julho, às 18h30, na Sala do Trono do Palácio Nacional de Queluz, com o apoio de:
- Parques de Sintra – Monte da Lua.
- Antena 2
- El Corte Inglés
© Carlos Pombo
Reservas e venda de bilhetes:
Os bilhetes estarão à venda no local do concerto no próprio dia. Reserva prévia obrigatória.
Mais informações e reservas: contactando a ADDHU: lorena.lamin@addhu.org ou 913 737 962
Clique aqui para ver o vídeo de divulgação do evento.
Clique aqui para ver um vídeo do João Xavier.
Ajude-nos a mudar o Mundo!
Divulgue as nossas Redes Sociais